Login


A Final da Maratona de Programação ocorre hoje, 14 de novembro de 2015, das 14:00 às 19:00. O placar pode ser acompanhado ao vivo aqui (nome de usuário: score; senha: eval2015z). O placar será congelado às 18:00. Após a cerimônia de encerramento, os resultados também serão divulgados aqui.

 

Maiores informações podem ser acompanhadas pelo Facebook do Prof. Leandro Zatesko, coach do AKM.

134 times participam da 4ª Maratona de Programação da UFFS através do Portal URI Online Judge, 20 deles (da UFFS, da UNOESC e da UFSM) presencialmente.

 

 

Aconteceu neste sábado, dia 4 de julho, a 4ª Maratona de Programação da UFFS, promovida pelo Clube de Programação, projeto de extensão da UFFS, em parceria com o Portal URI Online Judge, da URI, que hospedou a competição na Internet. Inscreveram-se para participarem presencialmente da competição na UFFS 32 times, tendo comparecido 20 deles, de 3 instituições de ensino superior: a UFFS, a UNOESC e a UFSM. A novidade deste ano foi a possibilidade de participar à distância pela Internet, no Portal, na modalidade café com leite. No total, 251 times se cadastraram no Portal, tendo 134 deles de fato participado. Ainda, 4 times de estudantes que participam regularmente dos Treinos do Clube de Programação competiram pelas 3 vagas de que o projeto dispõe para a Maratona de Programação oficial da SBC. Os 3 times selecionados, que vão representar a UFFS na Etapa Regional, são os times AKM (Alesom Zorzi, Kétly Machado e Matheus Dall Rosa), Euterpe (Gabriel Galli, João Pedro Bernardi e Sival Junior) e The Fucks (Igor Vicente, João Paulo Castilho e Leonardo Gonçalves).


  


A competição foi composta por 9 problemas, todos de autoria do Prof. Leandro Zatesko, disponíveis em Português e em Inglês:

 

   

 

Além do Prof. Neilor Tonin, da URI, e toda a equipe do Portal URI Online Judge, colaboraram na organização do evento o Prof. Tiago Zonta, da UNOESC, e os estudantes Vladimir Belinski e Acácia dos Campos da Terra, do Centro Acadêmico de Ciência da Computação da UFFS (CACC/UFFS).

 

  

 

 

   

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Estudantes do curso de Ciência da Computação da UFFS das 1ª e 2ª fases participam da Fase 1 da Modalidade Universitária da Olimpíada Brasileira de Informática

 

 

 

 

 

Sete estudantes da 1ª fase do Curso e um da 2ª fase participaram nesta sexta-feira, 29 de maio, na UNOESC da Fase 1 da Modalidade Universitária da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Todos fazem parte do Clube de Programação da UFFS. Os resultados serão divulgados em breve, bem como a classificação para a Fase 2, que acontecerá em 29 de agosto.


_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Clube de Programação e Portal URI Online Judge promovem 4ª Maratona de Programação da UFFS

 

 

ATUALIZAÇÃO: A competição estará aberta no Portal URI Online Judge para quem quiser participar à distância (link). Contudo, apenas os competidores presenciais constarão no Placar Oficial.


* Inscrições até quinta-feira, dia 2 de julho de 201(formulário)
Data: sábado, dia 4 de julho de 2015

Local: Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
(acesso pela SC484 próximo à divisa Chapecó–Guatambu)

 

Programação:
13:30 Abertura, Bloco B, Sala 308
13:45 Entrada nos laboratórios
14:00 Início da competição
19:00 Fim da competição
19:10 Encerramento e entrega dos certificados

 

- Qualquer um pode participar da 4ª Maratona de Programação da UFFS?
Sim, qualquer pessoa interessada em Programação, de qualquer instituição, mesmo que não se julgue apta, pode participar.

- Qual será o formato da competição?
A Competição consistirá de 10 problemas no estilo dos problemas que caem na Maratona de Programação da SBC. Se você nunca participou de uma competição deste tipo, não se preocupe, todas as instruções serão dadas na Abertura do evento.

 

- Os problemas são todos inéditos?
Sim, todos os problemas da competição foram escritos exclusivamente para este evento.

 

- Os problemas são muito difíceis?
Haverá problemas de vários níveis de dificuldade, embora estes níveis não sejam identificados e a ordenação dos problemas no Caderno de Problemas não represente nada. Haverá pelo menos 2 problemas muito fáceis, que qualquer um que tenha feito um curso básico de Algoritmos terá condições de resolver. Haverá também problemas envolvendo conteúdos clássicos e amplamente conhecidos que qualquer graduado em Computação deve saber, como Estruturas de Dados, Grafos, Programação Dinâmica, Combinatória, Teoria dos Números e Geometria Computacional — nada além do que costuma ser cobrado na Maratona de Programação da SBC.

- Não há ônibus no período da tarde que venha do Campus ou vá para o Campus. Haverá transporte para os participantes após o Encerramento?
Sim, haverá transporte até o Centro e até o Terminal Urbano para todos os que precisarem, desde que façam a solicitação no formulário de inscrição. Você deve também ficar atento ao detalhe de que o horário do último ônibus que sai do Terminal Urbano para o Campus é 11:30 e de que estamos oferecendo apenas transporte para a volta, não para a ida.

- Posso participar em times de mais de 3 integrantes?
Infelizmente não.

- Posso participar em times de menos de 3 integrantes?
Diferentemente das regras oficiais, sim, a menos que você queira representar a UFFS oficialmente na Maratona da SBC.

- Posso usar tanto Windows quanto Linux durante a competição?
Não. Quando você entrar no laboratório, já vai encontrar aberta uma sessão do Linux. Se encerrar esta sessão, será automaticamente desclassificado da competição.

 

- Vai haver Aquecimento e Almoço neste ano, como aconteceu no ano passado?
Infelizmente não. Nossa equipe é muito pequena e fica muito difícil cuidar de todos os detalhes. Esperamos em 2016 quem sabe repetir o PL :)

 

- Posso levar material de consulta à competição?
Você poderá consultar qualquer material impresso ou manuscrito que quiser, independentemente do volume. No entanto, consultas a dispositivos eletrônicos (celulares, tablets etc.) e a conteúdos de mídias removíveis (pendrives, CDs etc.) não serão permitidas. Contudo, todos os recursos disponíveis na sessão (compiladores, editores de texto, calculadoras etc.) poderão ser usados, desde que não façam uso da Internet. O uso da Internet será permitido apenas para submeter os problemas no URI Online Judge, portal que hospedará a competição. Se algum dos fiscais observar algum time fazendo uso da Internet para qualquer outro fim, o time estará imediatamente desclassificado.

 

- Qual conta do URI devo usar para submeter os problemas?
Será criada uma conta especial para cada time para a competição. Um pequeno pedaço de papel contendo nome de usuário e senha será colocado junto à máquina do time.

 

- Quantas máquinas o time terá à sua disposição?
Apenas uma máquina.

 

- O time receberá os problemas impressos?
Todos os integrantes do time receberão uma cópia do Caderno de Problemas, além de folhas extras para rascunho.

 

- Haverá impressão de código?

Infelizmente, este serviço não estará disponível.


- Em que linguagem posso submeter minhas soluções?
Em C99, C++11, Java, Python 2.7.6 ou Python 3.4.0.

- Será possível competir à distância?
Estamos trabalhando para que a competição seja aberta no URI ao mundo todo, mas encorajamos que as pessoas venham competir presencialmente na UFFS. Estudantes interessados em representar a UFFS oficialmente ou em obter bônus em componentes curriculares do curso de Ciência da Computação da UFFS devem competir presencialmente.

- O que ganho participando da 4ª Maratona da UFFS?
Primeiro, aprendizado e experiência. Participantes do Clube de Programação com mais de 50% de frequência nos Treinos ainda podem usar a Competição como Seletiva para representarem oficialmente a UFFS na Maratona de Programação da SBC. Ainda, em algumas componentes curriculares do Curso a participação do estudante na 4ª Maratona da UFFS será incentivada de acordo com o que cada professor definir.


 

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

Clube de Programação encerra recesso

 

 

 

O Clube de Programação voltou às suas atividades nesta semana. As Oficinas agora estão sendo ministradas nas quintas-feiras das 14:00 às 18:00, e os Treinos, nas sextas-feiras das 13:30 às 18:30. Como sempre, a UFFS mantém aberto o convite a todos os interessados e todas as interessadas. Neste ano, como o laboratório da Unidade Bom Pastor foi desativado, as atividades estão todas concentradas no Campus Chapecó, nos Laboratórios 404 e 405, e em dias de semana, já que aos sábados os horários das lotações são muito limitados.

 

A Oficina é o espaço em que o professor ministra as técnicas avançadas de programação e em que o participante pode observar o professor aplicar as técnicas na prática. O Treino é o espaço em que o participante pode ele mesmo aplicar as técnicas avançadas de programação ministradas nas oficinase se preparar para competições de programação através de simulados. Para obter o certificado do Clube, o participante deverá ter no mínimo 75% de frequência nas oficinas ou nos treinos, não havendo problema caso o participante se interesse apenas pelas oficinas ou apenas pelos treinos. Como sempre defendemos, apesar do caráter competitivo, entendemos que as competições de Programação não são um fim em si mesmo, mas apenas uma atividade lúdica e motivadora para o desenvolvimento da cultura de Programação na Região.


Links importantes:

- Formulário de inscrição para o Clube

- Projeto de Extensão

- Diretório com o material das Oficinas e dos Treinos