1º E 2º LUGAR NA MARATONA!

Numa disputa acirrada e com uma virada emocionante, dois times da UFFS encabeçam o pódio da Regional e conquistam as duas vagas da sede na Final Brasileira.

No dia 13 de novembro de 2014 ocorreu a Etapa Regional da XIX Maratona de Programação. Foram 643 times, compostos por 3 estudantes cada, de 199 instituições, que competiram em 41 sedes espalhadas pelo país. Na região da Fronteira Sul, o evento foi sediado mais uma vez pela UNOCHAPECÓ e contou com a participação de 34 times de 12 instituições, sendo a 2ª maior sede do país e dispondo de 2 vagas para a Final Brasileira, a qual ocorrerá em Fortaleza de 6 a 9 de novembro de 2014. Representaram a UFFS na competição os times The Morgans (composto pelos estudantes Emerson Dallagnol, Iago Berndt e Matheus Dall Rosa), Coders S. A. (Alesom Zorzi, Kétly Machado e Leonardo Constantin) e Euterpe (composto pelos estudantes da 2ª fase Gabriel Galli, João Winckler e Sival Júnior, tendo como suplente a estudante Acácia Terra). Os estudantes foram treinados pelo Prof. Leandro Zatesko ao longo do ano no Clube de Programação, projeto de extensão do curso de Ciência da Computação da UFFS.

A Maratona de Programação é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, sendo uma competição de 5 horas na qual os times participantes devem tentar resolver o maior número de problemas, faturando um balão a cada problema resolvido. Os times The Morgans e Euterpe fizeram ambos 4 balões e conquistaram a 1ª e a 2ª posições no placar, respectivamente. The Morgans, que em 2013 ficou em 1º dentre os times catarinenses da Final Brasileira, passou seu 4º problema e assumiu a liderança do placar aos 194 minutos, mantendo a posição até o fim da prova e conquistando o bicampeonato regional. Os calouros do Euterpe, porém, vinham com 3 balões em 3º lugar, atrás do time Pampa Coders, da URI de Erechim, e só conseguiram seu 4º balão aos 287 minutos, momento em que o placar já estava congelado e os times não mais recebiam os vereditos de suas submissões. Assim, os estudantes só foram saber de sua classificação para a Final Brasileira no Encerramento, quando foram chamados para subirem ao pódio e receberem suas medalhas de prata.

A Final Brasileira da Maratona de Programação ocorre junto com as Finais dos demais países da América Latina, cujos estudantes disputam pelas vagas da América Latina nas Finais Mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC), a competição de programação mais importante do mundo. Para o Prof. Leandro Zatesko, contudo, não é a competição em si o mais importante, mas as oportunidades que se abrem aos estudantes e o melhor preparo que estes adquirem para enfrentarem os grandes desafios da Computação na vida real, seja na Academia ou no mercado.

Os professores do Curso de Ciência da Computação da UFFS parabenizam os 10 estudantes que participaram da Maratona, não apenas pelo desempenho na competição, mas especialmente pelo talento, pela pró-atividade e pelo esforço demonstrados durante todo o ano.

______________________________________________________________________________________________________