#SOMOSTODOSAKM

AKM faz 6 balões na Primeira Fase da Maratona de Programação, classifica-se para a Final, conquista o 2º lugar no placar da sede e o 33º no placar geral, dentre 639 times, à frente de muitas instituições consagradas. Euterpe fica em 3º lugar mas cede a classificação para a Final para o time da UNOESC, em 4º, devido às novas regras. Up! fica em 5º lugar.

Ocorreu no sábado dia 12 de setembro na UNOCHAPECÓ a Etapa Regional da XX Maratona de Programação, ao mesmo tempo em que a mesma prova era aplicada a outras 40 sedes espalhadas pelo Brasil a um total de 639 times compostos por 3 estudantes cada. Participaram na sede de Chapecó 22 times de 9 instituições. A sede de Chapecó dispunha de 2 vagas para a Final Brasileira, que ocorrerá de 13 a 14 de novembro e contará com a presença de 62 times classificados na Etapa Regional. A UFFS inscreveu 3 times, todos tendo o Prof. Leandro Zatesko, coordenador do Projeto de Extensão Clube de Programação, como técnico: AKM, formado pelo estudante Alesom Zorzi (7ª fase do Noturno), pela estudante Kétly Machado (5ª fase do Noturno) e pelo estudante Matheus DallRosa (4ª fase do Matutino); Euterpe, formado pelos estudantes Gabriel Galli, João Pedro Bernardi e Sival Júnior (todos da 4ª fase do Matutino); e Up!, formado pelos estudantes Igor Vicente, João Paulo Castilho e Leonardo Gonçalves (todos da 2ª fase do Matutino). Os times foram todos selecionados na 4ª Maratona de Programação da UFFS.

A competição começou às 14:00 e foi até as 19:00. No placar da sede, o 1º lugar ficou com o time URI Luminatti, da URI de Erechim, que fez 8 balões e foi classificado para a Final Brasileira sem usar as vagas da sede, por ficar entre os 19 melhores times do Brasil. No 2º lugar ficou o time AKM, da UFFS, que fez 6 balões, classificou-se para a Final com a 1ª vaga da sede e ficou em 33º no placar geral, à frente de instituições consagradas, como UFRJ, UFG, UFPEL, UFPI, UFPR, PUC-RIO, UFSCAR, UERJ, UFF, UnB, URGS, UFSM e muitas outras. Em 3º ficou ficou o time Euterpe, também da UFFS, que não pôde se classificar para a Final por não ser permitido neste ano a uma mesma instituição classificar mais de um time pela sede. Assim, a 2ª vaga da sede foi para o time A_Se_Fosse_Delphi, da UNOESC, que ficou em 4º lugar. Em 5º lugar também ficou um time da UFFS, o Up!, de estudantes do 2º semestre do Curso.

O desempenho extraordinário dos nossos times na Maratona de Programação são uma mostra do compromisso e da dedicação dos professores e dos estudantes que diariamente constroem um curso de Ciência da Computação com qualidade e excelência, apesar de todas as dificuldades. Desejamos aos nossos heróis, Alesom, Kétly e Matheus, um ótimo período de treino agora e uma ótima prova em São Paulo! #SomosTodosAKM

_______________________________________________________________________________________________________________________