Grade do bacharelado vespertino

Duração mínima de 8 semestres.

Ver PPC atual

Sol

Fase Componente Curricular    Descrição Pré-requisitos
01 Informática Básica Fundamentos de informática. Conhecimentos de sistemas operacionais. Utilização da redemundial de computadores. Ambientes virtuais de aprendizagem. -
02 Matemática C Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para analisar dados, elaborar modelos e resolver problemas. Sintetizar, deduzir, elaborar hipóteses etc, e argumentar com clareza e coerência utilizando elementos de linguagem matemática. -
03 Introdução a Filosofia Fundamentos filosóficos da Modernidade. Tópicos de Ética e de Epistemologia. -
04 Algoritmos e Programação Noções iniciais de programação e criação de software. Desenvolvimento do raciocínio lógico para o desenvolvimento de algoritmos. Compreender como o computador executa programas. Desenvolver algoritmos utilizando os conceitos aprendidos. -
05 Estatísca Básica Utilizar ferramentas da estatística descritiva para interpretar, analisar e sintetizar dados estatísticos com vistas à compreensão de contextos diversos. -
06 Cálculo I Introdução as principais ferramentas do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável, abordando suas aplicações. 02
07 Circuitos digitais Fundamentos de Eletrônica. Famílias Lógicas. Simulação de Circuitos Lógicos. Álgebra de Boole etc. 01 e 04
08 Estruturas de dados Conceitos básicos de complexidade de algoritmos. Alocação dinâmica de memória. Tipos Abstratos de Dados. Listas lineares e suas generalizações. 04
09 Probabilidade e estatística Estudo de elementos estatísticos discretos necessários para alguns tópicos em Ciência da Computação, como a análise do caso médio de algoritmos e os algoritmos probabilísticos. 05
10 Produção textual acadêmica Desenvolvimento da competência textual-discursiva de modo a fomentar a habilidade de leitura e produção de textos orais e escritos na esfera acadêmica. -
11 Geometria analítica Sistema de coordenadas cartesianas. Vetores no plano e no espaço. Estudo analítico de retas e planos. Distâncias. Cônicas. Superfícies quádricas. 02
12 Sistemas digitais Compreensão de conceitos e do funcionamento de circuitos digitais utilizados em computação, através da apresentação de técnicas de projeto e simulação e implementação usando linguagens de descrição de hardware e tecnologias de prototipação. 07
13 Matemática discreta Compreensão de fundamentos matemáticos necessários às diversas disciplinas da Ciência da Computação. Estudo de elementos matemáticos discretos em aplicações computacionais. 02
14 Pesquisa e ordenação de dados Utilização de estruturas de dados avançadas para ordenação e pesquisa de informações. Construção de algoritmos para persistir dados e tratar dados persistidos. Analise e comparação de métodos de ordenação quadráticos e métodos recursivos. 08
15 Programação I Compreensão de conceitos fundamentais do paradigma de programação orientada a objetos e suas aplicações no desenvolvimento de soluções de software. 04
16 Álgebra linear Estudo da resolução de equações lineares utilizando operações elementares. Estudo de matrizes, determinante. Compreensão de conceitos de transformação linear, autovalor e autovetor. 11
17 Cálculo II Estudo de técnicas de integração de uma função de uma variável e aplicações na resolução de problemas. Introdução às principais ferramentas do cálculo diferencial e integral de funções de várias variáveis. 06
18 Organização de computadores Conhecer os principais conceitos envolvidos na concepção da arquitetura e organização dos computadores, sabendo caracterizar e entender o funcionamento interno de um computador,dada uma certa arquitetura, reconhecendo o impacto de cada alternativa sobre fatores como desempenho e custo. 07
19 Banco de dados I Noçoes iniciais sobre o funcionamento de banco de dados. Executar um projeto de banco de dados relacional e manipular os dados armazenados. 14
20 Programação II Estudo e aplicação das principais técnicas utilizadas para o desenvolvimento de sistemas para a Web. 15
21 Iniciação à prática científica Proporcionar reflexões sobre as relações existentes entre universidade, sociedade e conhecimento científico e fornecer instrumentos para iniciar o acadêmico na prática da atividade científica. -
22 Engenharia de software I Compreensão do processo completo de desenvolvimento de produtos de software e os procedimentos necessários, com ênfase no planejamento e melhoria contínua. 15
23 Grafos Compreensão de conceitos básicos em Teoria dos Grafos. Modelagem de problemas e situações diversas com grafos. Desenvolvimento da criatividade e das habilidades formais de demonstração através de exercícios sobre grafos e aplicações. 08 e 13
24 Meio ambiente, economia e sociedade Compreensão acerca dos principais conceitos que envolvem a Economia Política e a sustentabilidade do desenvolvimento das relações socioeconômicas e do meio ambiente -
25 Banco de dados II Estudo de como os sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais (SGBDR) armazenam fisicamente os dados para acesso. Compreensão dos componentes dos SGBDR. 19
26 Computação gráfica Dominar os principais conceitos e técnicas da Computação Gráfica 2D e 3D. 08 e 16
27 Linguagens formais e autômatos Compreensão e aplicação de conceito de alfabeto, palavra, linguagem, grámatica. Classificação formal de uma linguagem de acordo com hierarquia de Chromsky etc. 13
28 Engenharia de software II Analise e desenvolvimento de software utilizando métricas e conceitos de gestão de projeto. Arquitetura de software. Noções de usabilidade e critérios ergonômicos 22
29 Sistemas operacionais Estudo e analise da estrutura, funcionalidades, os tipos e a evolução dos sistemas operacionais. 18
30 História da fronteira sul Compreender o processo de formação da região sul do Brasil por meio da análise de aspectos históricos do contexto de povoamento, despovoamento e colonização. -
31 Optativa I - -
32 Redes de computadores Compreensão das redes de computadores, conhecendo o modelo de referência OSI, a arquitetura TCP/IP e seus protocolos, equipamentos e principais aplicações. 29
33 Planejamento e gestão de projetos Planejar e gerenciar projetos de software utilizando metodologias de gerenciamento de projetos adequadas. 28
34 Teoria da computação Compreensão da importância da Teoria da Computação para a prática computacional através dos conceitos de Computabilidade, Decidibilidade, Complexidade e Tratabilidade. Desenvolvimento das habilidades de argumentação matemática e formal para demonstrações em Teoria da Computação. 23
35 Construção de Compiladores Compreender a estrutura de compiladores, o processo de compilação no reconhecimento de linguagens e a geração/otimização de código. Construir analisadores léxicos e sintáticos. 27
36 Linguagens de Programação Entender a classificação das linguagens de programação e seu contexto histórico.Compreender os aspectos técnicos de implementação dos diferentes recursos oferecidos pelas principais linguagens. Adquirir a experiência de programar em paradigmas não-usuaisde programação a fins de comparação nos mais diversos contextos. 15
37 Inteligencia Artificial Adquirir o conhecimento básico para trabalhar com as abordagens diferenciadas da Inteligência Artificial, objetivando simular comportamento inteligente através da máquina. 04 e 09
38 Optativa II - -
39 Cálculo numérico Abordar a resolução não algébrica de problemas matemáticos por meio de métodos numéricos, fazendo uso de ferramentas do cálculo diferencial e integral, da álgebra linear e de equações diferenciais ordinárias. 04 e 17
40 Optativa III - -
41 Trabalho de conclusão de curso I Escrever um projeto científico na área de computação. Defender um projeto perante uma banca. 21 e 120 CR’s Contabilizados
42 Optativa IV - -
43 Optativa V - -
44 Trabalho de conclusão de curso II Executar o projeto proposto no TCC I. Desenvolver o produto proposto no TCC I. Defender o resultado obtido perante uma banca. 41
45 Direitos e cidadania Permitir ao estudante uma compreensão adequada acerca dos interesses de classe, das ideologias e das elaborações retórico-discursivas subjacentes à categoria cidadania. -

Grade do bacharelado noturno

Duração mínima de 10 semestres.

Ver projeto pedagógico

Lua

Fase Componente Curricular    Descrição Pré-requisitos
01 Informática Básica Fundamentos de informática. Conhecimentos de sistemas operacionais. Utilização da redemundial de computadores. Ambientes virtuais de aprendizagem. -
02 Matemática C Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para analisar dados, elaborar modelos e resolver problemas. Sintetizar, deduzir, elaborar hipóteses etc, e argumentar com clareza e coerência utilizando elementos de linguagem matemática. -
03 Introdução a Filosofia Fundamentos filosóficos da Modernidade. Tópicos de Ética e de Epistemologia. -
04 Algoritmos e Programação Noções iniciais de programação e criação de software. Desenvolvimento do raciocínio lógico para o desenvolvimento de algoritmos. Compreender como o computador executa programas. Desenvolver algoritmos utilizando os conceitos aprendidos. -
05 Estatísca Básica Utilizar ferramentas da estatística descritiva para interpretar, analisar e sintetizar dados estatísticos com vistas à compreensão de contextos diversos. -
06 Cálculo I Introdução as principais ferramentas do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável, abordando suas aplicações. 02
07 Circuitos digitais Fundamentos de Eletrônica. Famílias Lógicas. Simulação de Circuitos Lógicos. Álgebra de Boole etc. 01 e 04
08 Estruturas de dados Conceitos básicos de complexidade de algoritmos. Alocação dinâmica de memória. Tipos Abstratos de Dados. Listas lineares e suas generalizações. 04
09 Probabilidade e estatística Estudo de elementos estatísticos discretos necessários para alguns tópicos em Ciência da Computação, como a análise do caso médio de algoritmos e os algoritmos probabilísticos. 05
10 Produção textual acadêmica Desenvolvimento da competência textual-discursiva de modo a fomentar a habilidade de leitura e produção de textos orais e escritos na esfera acadêmica. -
11 Sistemas digitais Compreensão de conceitos e do funcionamento de circuitos digitais utilizados em computação, através da apresentação de técnicas de projeto e simulação e implementação usando linguagens de descrição de hardware e tecnologias de prototipação. 07
12 Matemática discreta Compreensão de fundamentos matemáticos necessários às diversas disciplinas da Ciência da Computação. Estudo de elementos matemáticos discretos em aplicações computacionais. 02
13 Pesquisa e ordenação de dados Utilização de estruturas de dados avançadas para ordenação e pesquisa de informações. Construção de algoritmos para persistir dados e tratar dados persistidos. Analise e comparação de métodos de ordenação quadráticos e métodos recursivos. 08
14 Programação I Compreensão de conceitos fundamentais do paradigma de programação orientada a objetos e suas aplicações no desenvolvimento de soluções de software. 04
15 Cálculo II Estudo de técnicas de integração de uma função de uma variável e aplicações na resolução de problemas. Introdução às principais ferramentas do cálculo diferencial e integral de funções de várias variáveis. 06
16 Organização de computadores Conhecer os principais conceitos envolvidos na concepção da arquitetura e organização dos computadores, sabendo caracterizar e entender o funcionamento interno de um computador,dada uma certa arquitetura, reconhecendo o impacto de cada alternativa sobre fatores como desempenho e custo. 07
17 Banco de dados I Noçoes iniciais sobre o funcionamento de banco de dados. Executar um projeto de banco de dados relacional e manipular os dados armazenados. 13
18 Grafos Compreensão de conceitos básicos em Teoria dos Grafos. Modelagem de problemas e situações diversas com grafos. Desenvolvimento da criatividade e das habilidades formais de demonstração através de exercícios sobre grafos e aplicações. 08 e 12
19 Geometria analítica Sistema de coordenadas cartesianas. Vetores no plano e no espaço. Estudo analítico de retas e planos. Distâncias. Cônicas. Superfícies quádricas. 02
20 Engenharia de software I Compreensão do processo completo de desenvolvimento de produtos de software e os procedimentos necessários, com ênfase no planejamento e melhoria contínua. 14
21 Banco de dados II Estudo de como os sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais (SGBDR) armazenam fisicamente os dados para acesso. Compreensão dos componentes dos SGBDR. 17
22 Sistemas operacionais Estudo e analise da estrutura, funcionalidades, os tipos e a evolução dos sistemas operacionais. 16
23 Linguagens formais e autômatos Compreensão e aplicação de conceito de alfabeto, palavra, linguagem, grámatica. Classificação formal de uma linguagem de acordo com hierarquia de Chromsky etc. 12
24 Engenharia de software II Analise e desenvolvimento de software utilizando métricas e conceitos de gestão de projeto. Arquitetura de software. Noções de usabilidade e critérios ergonômicos 20
25 Álgebra linear Estudo da resolução de equações lineares utilizando operações elementares. Estudo de matrizes, determinante. Compreensão de conceitos de transformação linear, autovalor e autovetor. 19
26 Redes de computadores Compreensão das redes de computadores, conhecendo o modelo de referência OSI, a arquitetura TCP/IP e seus protocolos, equipamentos e principais aplicações. 22
27 Teoria da computação Compreensão da importância da Teoria da Computação para a prática computacional através dos conceitos de Computabilidade, Decidibilidade, Complexidade e Tratabilidade. Desenvolvimento das habilidades de argumentação matemática e formal para demonstrações em Teoria da Computação. 18
28 Construção de Compiladores Compreender a estrutura de compiladores, o processo de compilação no reconhecimento de linguagens e a geração/otimização de código. Construir analisadores léxicos e sintáticos. 23
29 Planejamento e gestão de projetos Planejar e gerenciar projetos de software utilizando metodologias de gerenciamento de projetos adequadas. 24
30 Programação II Estudo e aplicação das principais técnicas utilizadas para o desenvolvimento de sistemas para a Web. 14
31 Iniciação à prática científica Proporcionar reflexões sobre as relações existentes entre universidade, sociedade e conhecimento científico e fornecer instrumentos para iniciar o acadêmico na prática da atividade científica. -
32 Inteligencia Artificial Adquirir o conhecimento básico para trabalhar com as abordagens diferenciadas da Inteligência Artificial, objetivando simular comportamento inteligente através da máquina. 04 e 09
33 Linguagens de Programação Entender a classificação das linguagens de programação e seu contexto histórico.Compreender os aspectos técnicos de implementação dos diferentes recursos oferecidos pelas principais linguagens. Adquirir a experiência de programar em paradigmas não-usuaisde programação a fins de comparação nos mais diversos contextos. 14
34 Computação gráfica Dominar os principais conceitos e técnicas da Computação Gráfica 2D e 3D. 08 e 25
35 Cálculo numérico Abordar a resolução não algébrica de problemas matemáticos por meio de métodos numéricos, fazendo uso de ferramentas do cálculo diferencial e integral, da álgebra linear e de equações diferenciais ordinárias. 04 e 15
36 Meio ambiente, economia e sociedade Compreensão acerca dos principais conceitos que envolvem a Economia Política e a sustentabilidade do desenvolvimento das relações socioeconômicas e do meio ambiente -
37 História da fronteira sul Compreender o processo de formação da região sul do Brasil por meio da análise de aspectos históricos do contexto de povoamento, despovoamento e colonização. -
38 Optativa I - -
39 Optativa II - -
40 Direitos e cidadania Permitir ao estudante uma compreensão adequada acerca dos interesses de classe, das ideologias e das elaborações retórico-discursivas subjacentes à categoria cidadania. -
41 Optativa III - -
42 Optativa IV - -
43 Trabalho de conclusão de curso I Escrever um projeto científico na área de computação. Defender um projeto perante uma banca. 31 e 120 CR’s Contabilizados
10ª 44 Optativa V - -
10ª 45 Trabalho de conclusão de curso II Executar o projeto proposto no TCC I. Desenvolver o produto proposto no TCC I. Defender o resultado obtido perante uma banca. 43