Pessoas

O curso de Ciência da Computação é formado por 12 professores do domínio específico, 2 técnico-administrativos em educação (TAE) e aproximadamente 400 alunos.

image

Professores


image
Andrei de A. S. Braga

Professor Dr.

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2007), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atuou como analista de software no Instituto de Pesquisas Eldorado (Campinas, 2015 - 2016). Atualmente é professor adjunto do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Otimização Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: programação linear inteira, análise de algoritmos e teoria dos grafos.

image
Andressa Sebben

Professor Ma.

Possui graduação em Sistemas de Informação (FACIPAL - 2002), especialização em Ciência da Computação (UFSC - 2005) com Habilitação em Magistério Superior (UNOESC - SMO - 2005) e mestrado em Ciência da Computação (UFSC - 2007). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: introdução à informática, programação, sistemas de informação e desenvolvimento web. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Chapecó-SC.

image
Braulio Adriano de Mello

Professor Dr

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1993), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Pós-Doutorado na Carleton University, Canada, entre 08/2014 e 07/2015. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal da Fronteira Sul com sede em Chapecó-SC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Modelagem e Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e simulação, simulação heterogênea e distribuída.

image
Claunir Pavan

Professor Dr

Doutor em Engenharia Eletrotécnica pelo Departamento de Eletrônica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro - UA (Portugal). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Tecnólogo em Informática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Seu interesse em pesquisa inclui o dimensionamento de redes ópticas de transporte multicamadas. Atualmente é docente na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

image
Denio Duarte

Professor Dr

Doutor em Ciência da Computação pela Université François-Rabelais Tours (validado pela UFRGS) em 2005, mestre em informática pela Universidade Federal do Paraná em 2001 e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Regional de Blumenau em 1993. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Atua nas áreas de banco de dados com ênfase em dados semiestruturados e cloud-databases, e aprendizado de máquina. Participa também em projetos na área de engenharia de software.

image
Felipe Grando

Professor Dr.

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2013), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2018). É professor do magistério superior na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS no campus de Chapecó - SC desde 2021. Tem experiência no desenvolvimento, análise e implantação de sistemas Web assim como em pesquisas dentro da área de Inteligência Artificial.

image
Geomar André Schreiner

Professor Dr.

Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Atua na área de Banco de Dados com ênfase em integração e interoperabilidade de dados, bancos de dados NoSQL e NewSQL.

image
Giancarlo Dondoni Salton

Professor Dr.

Giancarlo D. Salton possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Doutorado em Ciência da Computação na área de Machine Learning pelo Dublin Institute of Technology (DIT - Irlanda), com a tese 'Representations of Idioms for Natural Language Processing: Idiom type and token identification, Language Modelling and Neural Machine Translation', e Pós-doutorado em Redes Neurais Artificiais pelo (DIT) em parceria com o ADAPT Centre, também na Irlanda. Atua nas áreas de Inteligência Artificial, Algoritmos e Estruturas de Dados, no Desenvolvimento de Sistemas Web e no Processamento de Linguagem Natural, com ênfase na subárea de modelos de linguagem, entre outros. Possui experiência como Cientista de Dados e em Engenharia de Software e Desenvolvimento e Sistemas Web. Atualmente, é Professor de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó/SC.

image
Guilherme Dal Bianco

Professor Dr

Guilherme Dal bianco é professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) onde desempenha atividades de pesquisa e de ensino. Completou o doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e a graduação em Engenharia de computação pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Sua pesquisa concentra-se nas áreas de Banco de dados, Mineração e integração de informações.

image
Luciano Lores Caimi

Professor Dr

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul vinculado ao Curso de Ciência da Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes intra-chip, segurança em sistemas many-core e projeto digital.

image
Marco Aurélio Spohn

Professor Dr (PhD)

Professor Titular (Full Professor), possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1995), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1997) e doutorado (PhD) em Computer Science pela University of California at Santa Cruz (UCSC, 2005). Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq de 2009 a 2018. De 2006 a 2011 esteve associado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) onde atuou no Departamento de Sistemas e Computação (DSC). De 1997 a 2000 atuou como docente na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente em Redes de Computadores e Internet das Coisas.

image
Raquel Aparecida Pegoraro

Professor Dra.

Possui graduação em Ciência da Computação pela UPF - Universidade de Passo Fundo , mestrado em Ciências da Computação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia da Produção pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) nas áreas de Engenharia de Software, Planejamento e Gestão de Projetos, com ênfase em projetos de software ágeis. Coordenadora do núcleo de Empreendedorismo e Inovação do curso de Computação. Membro do Empreende UFFS e AGIITEC (Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica). Áreas de pesquisa de interesse: Engenharia de Software; Gestão de Projetos; Métodos ágeis; Empreendedorismo e Inovação; Startups.

image
Samuel da Silva Feitosa

Professor Dr.

Bacharel em Ciência da Computação, com especialização em Gestão Empresarial, especialização e licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, especialização em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, mestrado e doutorado em Ciência da Computação. Possui experiência com as linguagens de programação Haskell, Agda, Java, C/C++, Python, dentre outras. Atuou como analista/programador em sistemas de comunicação para transações eletrônicas, drivers para GNU/Linux, sistemas para gerência, controle e segurança de rede e internet e em sistemas de replicação/sincronização de dados. Foi co-autor de projetos selecionados pelos programas PRIME (Primeira Empresa Inovadora) e Sinapse da Inovação. Foi autor de projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq, FAPESC e SETEC/MEC. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Informática, Lógica e Matemática do IFSC/CNPq. Trabalhou com pesquisas relacionando linguagens de programação e computação quântica. Atualmente trabalha com pesquisas na área de semântica e sistemas de tipos em linguagens de programação, utilizando testes baseados em propriedades e assistentes de prova interativos, e na área de aprendizagem de máquina aplicada à saúde. Foi professor da Unochapecó, da UFSM e do IFSC. Atualmente é professor na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Ex-Professores


image
Adriano Sanick Padilha

Professor Me

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

image
Emílio Wuerges

Professor Dr

Evangelhista do Software Livre, Cripto-Moedas, Programação Funcional e da Maratona de Programação. Possui graduação em Ciencia da Computacao pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015).

image
Fernando Bevilacqua

Professor Dr

Doutor em Ciência da Computação pelo programa de PhD em Tecnologia da Informação da Universidade de Skövde (HiS), Suécia. Mestre em Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou principalmente nas áreas de Interação Humano-Computador (IHC), Visão Computacional e Computação Gráfica focados em jogos digitais.

image
Leandro Miranda Zatesko

Professor Dr.

Doutor em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-graduação em Informática ((PPGInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Brasil, orientado por Prof. Dr. Renato Carmo e Prof. Dr. André Guedes. Áreas de atuação: Algoritmos, Grafos, Complexidade Computacional, Teoria da Computação, Matemática Discreta, Combinatória.

image
Marcelo Cezar Pinto

Professor Msc.

image
Rafael Piccin Torchelsen

Professor Dr.

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL - 2002), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 2005) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2010).

Afastados


image
Graziela Simone Tonin

Professor Dra.

In memorian


image
José Carlos Bins Filho (in memorian)

Professor Dr

Possui doutorado em Computer Science pela Colorado State University - EUA (2000), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil (1990) , e Pós-Doutorado pela Universidade de Edimburgo - Reino Unido (2005). Pesquisador nas áreas de Inteligência Artificial e Visão Computacional. Atualmente Professor Associado da Universidade Federal da Fronteira Sul (SC)

Técnico-Administrativos em Educação


image
Tiago de Braga

Tae