Retomada das aulas 2020-1

Retomada das aulas 2020-1

Todas as disciplinas do curso de Ciência da Computação terão suas aulas retomadas a partir do dia 21/09 e finalizadas até 30/01/2021. As atividades de todas as disciplinas serão 100% online, ou seja, não haverá aula presencial no campus. De forma geral, as aulas continuarão exatamente do ponto onde pararam pré-pandemia.

Além disso, as aulas serão uma mescla de atividades síncronas (você precisa estar na reunião online no horário da aula) e assíncronas (você faz atividades a hora que quiser, e elas contam como aula). As atividades síncronas acontecerão nos horários já anunciados em https://cc.uffs.edu.br/horario. Não haverá alteração no horário das disciplinas.

Precisamos deixar claro que nossa preocupação máxima é com o bem-estar e aprendizado de nossa comunidade. Por isso escolhemos ter aulas 100% online. Segundo, temos um comprometimento em não deixar ninguém para trás. Temos articulada ajuda do Setor de Acessibilidade para auxiliar com as aulas. Além disso, a UFFS disponibilizará um edital para auxílio à Internet e empréstimo de notebooks. Isso não está sob o controle da Coordenação do curso, logo não temos como ajudar em relação a isso, apenas orientar. Pedimos que cada aluno(a), se julgar necessário, faça a solicitação de auxílio internet/computador no edital publicado pela UFFS para esse assunto. Sabemos que há uma previsão para tal assistência para meados do início de Outubro, porém o edital foi publicado antes disso.

Haverá um período de ajuste onde você poderá sair das disciplinas [0] que está matriculado(a) atualmente e/ou entrar em novas disciplinas. Inclusive em outros horários que julgar conveniente.

Queremos deixar claro que ninguém será forçado a aprender de forma online. De forma responsável, avalie aquelas disciplinas que você está matriculado(a) e, se julgar que não conseguirá acompanhá-la(s) de forma online, solicite o cancelamento dessa(s) disciplina(s). Da mesma forma, se você, conforme seu plano pessoal, acha que outra disciplina (inclusive em outro horário) será mais proveitosa, matricule-se na disciplina se houver vagas disponíveis para isso. A escolha de entrar e sair de disciplinas é muito importante: ela desonera professores, aumenta a qualidade do ensino e abre oportunidade para que outros alunos ajustem suas cargas de aprendizado.

O contexto é difícil e estamos trabalhando para acomodar e ajudar da melhor forma possível. Estamos à disposição se tiver dúvidas ou encaminhamentos.

[0] IMPORTANTE: se você recebe algum auxílio da UFFS, entre em contato com o setor responsável para saber se há implicações em cancelar ou não disciplinas: sae.ch@uffs.edu.br.

Perguntas comuns

Há um calendário de atividades?

O curso seguirá o calendário da RESOLUÇÃO Nº 41/CONSUNI/UFFS/2020, porém essas datas podem sofrer alteração conforme decisões do campus e do colegiado.

Em princípio, essas são as datas importantes:

Data Descrição
10 a 14/8 Período de planejamento da Prograd com as Coordenações Acadêmicas.
17 a 28/8 Período de planejamento da reoferta das turmas 2020.1 / Coordenação Acadêmica e de Curso.
17/8 a 30/10 Período retificação/ajuste dos planos de ensino / Professor, via portal.
01 a 10/9 Período de ajuste da oferta no SGA / DRA.
11 a 16/9 Período de solicitação de ajuste de matrícula / Aluno, via portal.
17/9 Análise dos pedidos de ajuste / DRA.
21/9 Retomada do semestre 2020.1.
21 a 28/9 Período para inclusão extraordinária de CCR / Aluno, via portal .
28/9 a 16/10 Período de solicitação de cancelamento de CCR / Aluno, via portal.
Até 23/10 Período de solicitação de Trancamento de Matrícula / Aluno.
13 a 23/10 Período de solicitação de Validação de CCR / Aluno.
3 a 13/11 Período de solicitação de Validação de ACC exclusivamente alunos prováveis formandos de 2020.1 / Aluno.
16/11 a 4/12 Período de solicitação de colação de grau pelos prováveis formandos / Aluno, via portal.
30/11 Publicação dos Editais para o Processo Seletivo de Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, Transferência Externa e Retorno de Graduado.
01 a 10/12 Período para inscrição para o Processo Seletivo de Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, Transferência Externa e Retorno de Graduado.
30/01/2021 Final de semestre letivo.
01/02/2021 Data limite para encerramento dos Diários de Classe on-line / Professor, via Portal.
25/01 a 5/02 Prazo final para protocolo de solicitação de validação de atividades como ACCs, validação de CCRs e entrega de documentação para prováveis formandos 2020.1.

Minha situação de trabalho/vida mudou e não consigo mais acompanhar disciplinas no mesmo horário (diurno, noturno, etc). O que faço?

Entendemos perfeitamente que o contexto é difícil e único para todos. Se você está em dificuldade, fique firme e não desista do curso. Estamos aqui para ajudar no que for preciso.

Se você não consegue mais acompanhar as disciplinas nos horários atuais, verifique disciplinas do curso em outros turnos (noturno, vespertino). Mesmo que você se matricule em poucas disciplinas, isso ajudará a manter uma rotina com o curso. Verifique no site do curso, na página sobre a grade curricular, quais disciplinas são pré-requisitos para outras disciplinas futuras. Tente priorizar essas, se possível.

Posso perder minha matrícula por alguma razão relacionada a faltas, notas, etc, ou ser jubilado, etc?

Não enquanto o período de pandemia durar. A RESOLUÇÃO Nº 35/CONSUNI/UFFS/2020 deixa isso bem claro em seu Art. 31:

Art. 31 Não serão consideradas, enquanto durar a pandemia, as regras acadêmicas (eventuais reprovações, por frequência e/ou por nota, bem como o abandono das atividades letivas pelos estudantes de graduação) relativas a:

I – Jubilação;
II – Tempo máximo para integralização do curso;
III – Desligamento dos auxílios socioeconômicos, exceto em casos de trancamento de matrícula;
IV – Trancamento de matrículas;
V – Cancelamento de matrículas;
VI – Abandono de curso;
VII – Índice de aproveitamento.

IMPORTANTE: se você recebe algum auxílio da UFFS, entre em contato com o setor responsável para saber se há implicações em cancelar ou não disciplinas.

Existe algum auxílio a internet, computador, etc?

Sim.

O edital EDITAL Nº 479/GR/UFFS/2020 versa sobre solicitação de benefício para acesso a equipamentos de TI e/ou internet. Além disso, se você recebe algum auxílio da UFFS, entre em contato com o setor responsável para saber se há implicações em cancelar ou não disciplinas.

A PROAE também divulgou informações sobre auxílios: https://www.facebook.com/uffsaovivo/videos/747292299397105/

E-mail do Setor de Assuntos Estudantis do Campus Chapecó: sae.ch@uffs.edu.br

Porque o curso está retomando aulas só agora? Porque não fez isso antes?

Conforme explicado anteriormente, seguimos todas as normas da UFFS para oferecer aulas. Agora, houve uma decisão do órgão máximo, o Consuni, referente à retomada sem as restrições de antes (como aceitação de 100% dos alunos para as disciplinas).

O curso de Ciência da Computação está ativo nos trabalhos para ajudar a retomada de todos os outros cursos, inclusive através de programas para viabilizar gravação de materiais educacionais com a máxima qualidade que nossos alunos merecem.

Estamos retomando as aulas de qual semestre, 2020-1 ou 2020-2?

Estamos retomando as atividades do semestre letivo 2020-1 (primeiro semestre de 2020), embora estejamos já no segundo semestre do calendário.

O que acontecerá com as aulas do segundo semestre de 2020 (ou seja, 2020-2)?

Infelizmente ainda não temos essa informação. As aulas do segundo semestre de 2020 (ou seja, 2020-2) podem ser ministradas, por exemplo, em 2021-1 (primeiro semestre de 2021). Esse é um problema complexo que exigirá muito empenho de todos da UFFS (pró-reitorias, coordenações, etc) para ser resolvido. Informaremos sobre isso assim que soubermos.

Tenho muitas dúvidas ainda, onde posso saná-las?

A Coordenação do Curso está sempre disponível pelo e-mail computacao.ch@uffs.edu.br. Além disso, faremos uma live de volta às aulas, com data a ser anunciada em nosso site e por e-mail. Nesse evento online, esclarecemos todas as dúvidas e ouviremos sugestões, críticas e ideias dos alunos.