Atualização sobre a situação atual COVID-19

Atualização sobre a situação atual COVID-19

TL;DR: fique em casa; aulas estão suspensas por tempo indeterminado; não haverá aula EAD (a não ser TCC I e II); atividades voluntárias feitas nas disciplinas podem ser validadas como ACC.

Primeiramente esperamos que todos os membros de nossa comunidade, seus familiares e entes queridos estejam bem. Como pedimos antes, se existe a possibilidade de ficar em casa, por favor, fique.

Antes de atualizar cada um sobre o status da UFFS, gostaríamos de garantir que nossa preocupação principal é com a saúde e o futuro de cada um de nossos alunos. Estamos fazendo nosso melhor esforço para garantir, com responsabilidade e igualdade, que todos consigam obter uma formação profissional de qualidade. Acima disso, estamos trabalhando para garantir a saúde, física e mental, de todos.

Se você não está conseguindo realizar suas atividades durante esse período, por alguma razão ou outra, isso não é errado. Pelo contrário, é perfeitamente aceitável. Gostaríamos de tranquilizar todos nesse sentido, garantindo que nenhum aluno será prejudicado ou deixado de lado em sua jornada. No momento, o importante é garantirmos o bem-estar de cada um que conhecemos e prezamos. Se você gostaria de ter aula, de uma forma ou de outra, isso também é perfeitamente entendível. Nesse caso, pedimos prudência no julgamento de qualquer ação que tomamos.

Dito isso, gostaríamos de atualizar todos os alunos sobre nossa situação atual. Como são muitas informações, elas estão distribuídas em forma de pergunta/resposta.

As aulas foram suspensas por quanto tempo?

Por tempo indeterminado.

Em sessão realizada na tarde de quarta-feira (29/04), o Conselho Universitário – CONSUNI deliberou pela suspensão do Calendário Acadêmico da UFFS por tempo indeterminado, em complemento ao estabelecido na Resolução nº 3/CONSUNI/UFFS/2020.

A suspensão passará por avaliação contínua do CONSUNI, que se dará em sessões extraordinárias especialmente convocadas para esse fim, preferencialmente, com posicionamento da Comissão de Monitoramento das Implicações da COVID-19. A próxima sessão extraordinária do CONSUNI está pré-agendada para o dia 27 de maio.

O Conselho definiu ainda que, quando se deliberar pelo retorno das atividades presenciais, o reinício das atividades deverá ocorrer após, pelo menos, 10 dias da publicação da resolução que tratar do retorno.

Teremos aulas semi-presenciais (EAD)?

Não.

O curso de Ciência da Computação seguiu todas as orientações dos órgãos competentes da UFFS para oferecer aulas semi-presenciais (EAD). O CA do curso também fez uma pesquisa sobre isso.

Conforme estipulado pelo CONSUNI, a disciplina só poderia ser conduzida em EAD se houvesse aprovação de 100% dos alunos matriculados nela. Conforme levantamento feito pela Secretaria Geral de Cursos, nenhuma das disciplinas do nosso curso teve 100% de aceitação por essa modalidade, o que impede a sua realização.

Aqui é importante mencionar que nem todos os alunos do curso possuem condições de acompanhar aulas EAD. Além disso, sempre prezamos pela qualidade do ensino. Somos um dos cursos modelo da UFFS em termos de avaliação do ensino e de utilização de laboratórios. Não vamos, de forma alguma, deixar isso para trás e encorajar uma formação sem planejamento e estrutura para vocês.

Estou fazendo TCC I ou II, ou projetos de pesquisa, posso continuar trabalhando?

Sim. E no caso do TCC I e II, pode-se inclusive defender o trabalho com bancas virtuais.

Conforme a Resolução nº 3/CONSUNI/UFFS/2020, os trabalhos de pesquisa e TCC podem continuar sendo conduzidos. Muito provavelmente ajustaremos o calendário de defesa dos TCCs, porém estamos trabalhando para que todos defendam seus trabalhos.

Há alguma atividade que eu possa desempenhar durante esse período?

Sim.

O Colegiado do Curso de Ciência da Computação aprovou a autorização para converter as atividades semi-presenciais opcionais realizadas junto aos CCRs durante a suspensão do Calendário Acadêmico em Atividade Curricular Complementar (ACC).

Considerando que muitos professores do curso estão desenvolvendo atividades complementares junto as suas turmas, e que há a possibilidade dessas não serem validadas como atividade de ensino do CCR por falta de concordância de 100% dos discentes, o Colegiado entendeu que estas atividades podem ser convertidas em ACC. Elas serão registradas na categoria “Outras Atividades” previstas no regulamento de ACC do curso. Essa medida do colegiado tem como propósito servir de incentivo à prática de estudo e à participação voluntária dos discentes durante o período de suspensão.

A decisão é valida enquanto durar o período de suspensão do calendário acadêmico. A carga horária de ACCs a ser emitida no certificado é limitada até 40% da carga horária do CCR. O controle das atividades realizadas pelo discente, bem como a emissão de certificado que comprove tais atividades é de responsabilidade do professor do CCR. Além disso, somente discentes matriculados no respectivo CCR podem receber certificado de ACC relativo a esta modalidade aprovada no Colegiado.

O desenvolvimento de atividades para contabilização de ACCs é uma decisão individual de cada professor. A sua execução deve ser proposta aos discentes dos CCRs. A participação dos discentes também é opcional e, acima de tudo, isso precisa ficar muito claro a todos. OS ALUNOS QUE NÃO PARTICIPAREM DAS ATIVIDADES NÃO SERÃO PENALIZADOS EM RELAÇÃO AO ANDAMENTO E AVALIAÇÕES DO CCR QUANDO DO RETORNO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. Queremos simplesmente beneficiar os alunos que estão empenhados durante esse período. Não queremos, sob hipótese alguma, causar mais estresse, angústia ou pressão acadêmica.

Não estou em condições de realizar atividades, serei prejudicado de alguma forma?

Não, em nenhum momento e em nenhuma circunstância.

Realizar atividades acadêmicas durante o período de quarentena depende exclusivamente do estado de cada um. Se você possui condições de realizar alguma atividade, converse com seus professores e colegas.

Se você não tem condições, fique tranquilo(a) que isso não afetará a sua formação/futuro no curso.

O curso de Ciência da Computação está ajudando de alguma forma no combate ao COVID-19?

Sim.

Os cursos de Medicina e Ciência da Computação estão trabalhando em conjunto para ajudar a cidade de Chapecó no combate a pandemia.

Em breve lançaremos um aplicativo móvel que ajuda a difundir informações sobre a COVID-19 exclusivamente em Chapecó.

O que os professores estão fazendo durante a quarentena já que não temos aula?

Assim como todos, estamos cuidando da nossa saúde e de nossos entes queridos. Além disso, os professores continuam realizando todas as atividades extra-ensino, o que inclui pesquisa, escrita de projetos/artigos científicos, experimentos, elaboração de material e condução de atividades administrativas (reuniões e outros).


Ajuda imediata

Dicas

  • Se puder comprar do pequeno empresário (mercadinho, farmácia pequena, comida, etc), via delivery ou com retirada (com responsabilidade), faça isso. Os empregos e salários de muitas pessoas estão em risco também.