Programa PRACTICE

Programa PRACTICE

O curso de Ciência da Computação da UFFS é um dos primeiros parceiros do Programa de Ampliação e Consolidação de Tecnologias e Inovação no Contexto Educacional – PRACTICE, que visa promover a inovação no processo de ensino-aprendizagem na UFFS.

O programa PRACTICE, formalizado pela Portaria nº 610/GR/UFFS/2020, é uma das primeiras ações da Assessoria de Inovação Tecnológica na Educação (ASSITEC) da UFFS, vinculada à Reitoria. O programa PRACTICE objetiva estruturar ambientes e capacitar agentes educacionais para a produção e mediação de conteúdos por meio de tecnologias baseadas em metodologias ativas. Além disso, visa contribuir para a promoção da inovação no processo de ensino-aprendizagem em componentes curriculares e extracurriculares da UFFS.

Ele possui equipe com o núcleo em Chapecó e células em todos os campi da UFFS. No núcleo em Chapecó serão oito estudantes na equipe de execução, dentre eles vários alunos do curso de Ciência da Computação. O programa tem como coordenador geral o professor Maurício Fernando Bozatski, do curso de Filosofia da UFFS.

Uma visão geral do futuro que o programa imagina alcançar está demonstrado no vídeo abaixo:

Ligação do programa com o curso

Dois professores do Curso de Ciência da Computação integram o programa. O professor Fernando Bevilacqua, como coordenador adjunto, e o professor Luciano Lores Caimi, na coordenação técnico-pedagógica em conjunto com Elisângela Ribas, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico do campus Chapecó da UFFS.

Vários alunos do curso também integram a equipe núcleo do programa. Na equipe de produção de conteúdo, integram o grupo a acadêmica Isabeli Reik e os acadêmicos Matheus Dias Negrão e Vinícius dos Reis. Na equipe de desenvolvimento de software, os acadêmicos Andrew Silva e Cleisson Vieira Raimundi. A acadêmica Estela Maris Vilas Boas participa tanto da equipe de produção de conteúdo quanto de desenvolvimento de software, além da equipe de design. Além disso, os acadêmicos Jean Carlo Hilger e Junior Vitor Ramisch, ambos integrantes do Grupo de Inovação Tecnológica Experimental, projeto de extensão do curso parceiro do PRACTICE, compoem a equipe de desenvolvimento do programa. Conheça a equipe completa do programa em practice.uffs.cc/equipe.

Todos os trabalhos do programa são conduzidos de forma pública no Github. Todos os integrantes da comunidade acadêmica da UFFS ou externa podem contribuir ideias, documentação, arte ou código.

Objetivos do programa

Basicamente, o Programa de Ampliação e Consolidação de Tecnologias e Inovação no Contexto Educacional – PRACTICE vai atuar em sete linhas prioritárias de ação:

  • Estruturação de ambientes que possibilitem a gravação, a transmissão, edição e produção de conteúdos educacionais nas mais variadas plataformas de distribuição de conteúdo; Nesses estúdios, os estudantes e servidores da UFFS poderão gravar ou transmitir conteúdos online tendo uma equipe para auxiliar na gravação e edição de conteúdo. Será desenvolvida uma tecnologia própria da UFFS para a elaboração de um sistema de gravação que seja intuitivo e semiautomatico. Também será ofertado treinamento para os servidores, que envolvem técnicas didáticas para aula telepresencial e apropriação dos métodos de Storytelling, Visual Thinking e Design Thinking para que os conteúdos, sejam didáticos ou paradidáticos, tenham alto valor educacional.

  • Adaptação de algumas salas de aulas atuais para o oferecimento de aula em tempo real por telepresença; A realidade do retorno às aulas pós-pandemia ainda é incerta, logo não se sabe quando e como será o retorno às atividades presencias. Pode ser que tenhamos que reduzir o número de estudantes em sala; não se sabe quando o transporte intermunicipal será restabelecido. Deste modo, serão adaptas algumas salas de aula nos Campi que tenham câmeras que acompanhem o movimento do docente e um sistema automático de transmissão, de modo que o professor poderá lecionar normalmente, sem se preocupar com questões técnicas, e os estudantes que não puderem estar presencialmente poderão acompanhar a aula de forma telepresencial. Sempre será opção da professora ou do professor lecionar nestes ambientes ou não.

  • Capacitação didática de docentes para a oferta de aulas via telepresença, de maneira síncrona e assíncrona, bem como o fomento para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras próprias da UFFS voltadas a interação, criação, curadoria e distribuição de conteúdos de acesso público. Pela criação de uma equipe multidisciplinar de servidores serão ofertados, de maneira remota e presencialmente quando as condições permitirem, cursos que ajudem os docentes a se adaptarem a essa nova possibilidade de gravar seus conteúdos, os quais poderão ser acessados de maneiras assíncrona para um posterior encontro em tempo sincronizado, que será mais eficiente e otimizado. É bem conhecida a dificuldade de gravar e se assistir posteriormente, isso precisa de treinamento e do domínio de algumas técnicas, pois não vemos o olho olhando o mundo, mas vemos por nossos olhos e não estamos acostumados com o som da nossa voz que os outros ouvem, essa adaptação para esta nova realidade imposta pela Sociedade 5.0 e pela Pandemia demandam este tipo de ação.

  • Analisar a viabilidade de criação da UFFSTV em plataforma exclusivamente digital. Seguindo exemplos de outras universidades, como a UFPR, a equipe vai criar plataformas de programas que enquadrem a divulgação de pesquisas, eventos e do cotidiano da UFFS. Estes conteúdos serão reunidos e disponibilizados exclusivamente pela internet.

  • Capacitação dos estudantes e sugestão de adequação de programas de assistência estudantil para que oportunizar a participação de todos, sem prejuízo, nas atividades telepresenciais. É sabido que as condições de acesso remoto de todos os estudantes não é padronizada. A assistência estudantil precisa repensar alguns programas de auxílio que não fazem sentido numa realidade de isolamento e ofertar novas modalidades, como acesso à internet de qualidade e disponibilização de computador ou tablet para quem não possuir. Vão ser criados conteúdos que poderão ser “baixados” no celular, por exemplo, quando o estudante tiver acesso à internet, mas serão desenvolvidos livros físicos em papel reciclados com Codes que darão acesso a material audiovisual que estariam previamente na memória dos aparelhos, não gerando demanda por sinal de internet, todavia, isto será desenvolvido gradualmente e é necessário, portanto, que os estudantes recebam auxílio para ter condições de igualdade de acesso.

  • Contribuir para a curricularização da Extensão a partir da produção de conteúdos voltados para a Educação Básica e os mais variados dos setores produtivos da iniciativa pública e privada. A UFFS já participa e esta articulada com muitas escolas da Rede Básica de Ensino e com empresas parceiras. Com a possibilidade de desenvolvimento de conteúdo e material sob demanda, como por exemplo, um curso de capacitação para professores dos anos iniciais ou um software de controle logístico e entrega peer-to-peer de produtos orgânicos, as atividades de extensão da UFFS podem continuar mesmo em tempos de isolamento social.

  • Proporcionar que o presente Programa tenha alcance em todos os campi da UFFS com o mesmo nível de interação e atuação. Apesar do núcleo de desenvolvimento de novas tecnologias concentrar-se no Campus Chapecó, a estruturação de estúdios e salas de aula adaptadas será possível de ser replicada de forma isonômica em todos os campi da UFFS. O Campus de Laranjeiras do Sul já está envolvido na fase inicial do PRACTICE.

Lançamento oficial

A live do lançamento oficial do PRACTICE acontecerá dia 29/07 (quarta-feira), às 14h, no link uffs.cc/practice-live.

Panfleto de lançamento oficial do PRACTICE

Nota: parte do conteúdo dessa notícia foi baseado na notícia originalmente postada no site da UFFS em 3 de junho de 2020.