Horários 2020.1

Estão disponíveis os horários e as disciplinas optativas para o primeiro semestre de 2020.

Os horários para o primeiro semestre de 2020 já estão disponíveis em https://cc.uffs.edu.br/horario/. Esses horários foram decididos e homologados pelo Colegiado do Curso. Embora há poucas chances que ele seja alterado, alterações podem acontecer conforme demandas da Coordenação Acadêmica em virtude de alocações fora do controle da Coordenação do Curso.

Em caso de dúvidas sobre os horários ou disciplinas, escreva para mailto:computacao.ch@uffs.edu.br.

Em 2020.1 haverá a oferta de quatro disciplinas optativas. Uma delas, Extração de Assuntos Recorrentes em Coleções de Documentos (Tópicos Especiais em Computação VIII), do professor Denio Duarte, será ministrada inteiramente no idioma Inglês (tanto as aulas quanto os materiais).

Confira abaixo a lista de disciplinas optativas disponíveis em 2020.1.

IMPORTANTE: essa disciplina será ministrada inteiramente no idioma Inglês (aulas e materiais).

Docente: Denio Duarte

Objetivo geral: Capacitar o acadêmico a realizar análises exploratórios em grandes coleções de documentos (e.g., redes sociais, artigos científicos, notícias) afim descobrir padrões e estruturas em dados complexos e multidimensionais (documentos).

Relação dos conteúdos a serem abordados: Introdução ao aprendizado de máquina; aprendizado não supervisionado; modelagem probabilística de tópicos; documentos longos e curtos; abordagens para modelagem de tópicos; pré-tratamento da coleção de documentos; métricas de avaliação

Metodologia: Aulas expositivas e práticas.

Conhecimentos prévios necessários: Banco de dados; estatística e probabilidade; matemática básica.

Modelagem e Simulação

Docente: Braulio Adriano de Mello

Objetivo geral: Fornecer fundamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento de mecanismos de suporte a simulação de sistemas e de modelos de simulação como ferramenta de apoio à verificação, validação, construção de sistemas reais, de treinamento, entre outras aplicações

Relação dos conteúdos a serem abordados: Conceitos e aplicações de modelagem e simulação. Propriedades, classificação e processo de projeto de modelos de simulação. Simulação discreta e contínua. Escalonamento, probabilidade e variabilidade em modelos. Metodologias, técnicas e ferramentas para modelagem e simulação computacional. Verificação e validação de modelos. Simulação paralela e distribuída. Modelos heterogêneos e de sincronização híbrida. Arquiteturas e formalismos de simulação. Estudos de casos e tendências em simulação computacional.

Metodologia: A disciplina prevê duas etapas gerais. A primeira etapa visa a apresentação e discussão dos fundamentos de simulação computacional relacionando conceitos, características, requisitos, aplicações e tendências. A segunda etapa visa o desenvolvimento de projeto orientado com o objetivo de experimentar as perspectivas de aplicação em simulação enquanto integra fundamentos abordados no percurso do curso (componentes do bloco de fundamentos). Os encontros terão abordagens expositivas/dialogadas para aprendizado de conceitos específicos e atividades práticas no projeto e implementação de estudos de caso a serem definidas em conjunto com o grupo de estudantes.

Conhecimentos prévios necessários: Estrutura de dados e noções de probabilidade

Tópicos em Automação de projeto de circuitos eletrônicos (EDA) (Tópicos Especiais em Computação IX)

Docente: Emílio Wuerges

Objetivo Geral: Compreender o fluxo de projeto de circuitos eletrônicos (VLSI) e construir ferramentas para automação do projeto.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Fluxo de projeto de VLSI: Especificação -> Projeto -> Codificação RTL -> Verificação Funcional -> Síntese -> Simulação -> Posicionamento e Roteamento -> Fabricação -> Validação. Representação computacional de funções booleanas (BDDs). Representação computacional de componentes (Grafos e árvores de intervalos). Desafios de Automação de Projeto (ICCAD Contest).

Metodologia: A disciplina terá uma parte inicial onde serão apresentados os conteúdos e, em seguida, os desafios propostos nas edições passadas do ICCAD contest. O restante da disciplina será conduzida através de um projeto, escolhido a partir de um dos desafios do ICCAD Contest.

Conhecimentos prévios necessários: Estruturas de dados, álgebra booleana e teoria dos grafos.

Redes Ópticas Elásticas (Tópicos Especiais em Computação I)

Docente: Claunir Pavan

Objetivo geral: Produção de um artigo científico na área de redes ópticas elásticas

Objetivo específico: Identificar, propor e implementar metodologias, algoritmos e heurísticas para o tratamento de problemas recentes na área de redes ópticas elásticas.

Relação dos Conteúdos a serem abordados: Redes ópticas elásticas – caracterização, proteção e restauro, métodos de roteamento, modulação e alocação de espectro; análise de desempenho de topologias e heurísticas para otimização de variáveis de mérito (ex. Taxa de bloqueio e confiabilidade). Estudo de artigos científicos.

Metodologia: O CCR será conduzido inicialmente com aulas expositivas e dialogadas, evoluindo para uma metodologia de aprendizado ativo, em que os estudantes serão desafiados a propor e desenvolver soluções (individualmente e em grupos), de problemas reais da área de redes ópticas elásticas.

Conhecimentos prévios necessários: Teoria dos grafos.