Horários 2020.2

Horários 2020.2

Estão disponíveis os horários e as disciplinas optativas para o segundo semestre de 2020, que acontece de fevereiro a maio de 2021.

Os horários para o segundo semestre letivo de 2020 (ou seja, 2020.2) já estão disponíveis em cc.uffs.edu.br/horario. Esses horários foram decididos e homologados pelo Colegiado do Curso. Embora há poucas chances que ele seja alterado, alterações podem acontecer conforme demandas da Coordenação Acadêmica em virtude de alocações fora do controle da Coordenação do Curso.

Em caso de dúvidas sobre os horários ou disciplinas, escreva para computacao.ch@uffs.edu.br.

Aulas online, calendário e informações

Todas as aulas serão online (remotas) até o final do semestre 2020.2, assim como no último semestre. É importante saber que estamos entrando no segundo semestre de 2020 (2020.2), porém ele inicia dia 17/02/2021 e termina em 26/05/2021. Consulte o calendário acadêmico para saber mais sobre as datas.

Estamos todos (discentes e docentes) ansiosos para a volta às aulas presenciais, ainda mais agora que temos noticias sobre a vacina da COVID-19. Infelizmente o cenário para uma imunização completa da população e uma eventual retomada das aulas de forma presencial ainda é incerta. Há indicações de que a UFFS e o campus Chapecó só retornem às aulas presenciais quando o Nível de Segurança Operacional (NSO) permitir. Na data dessa notícia, o NSO do campus Chapecó é 5 (Risco Altíssimo), o que inviabiliza aulas presenciais.

O curso de Ciência da Computação, em seu colegiado, decidiu pela continuidade das aulas remotas para o semestre 2020.2. A modalidade escolhida é de aulas 100% remotas, não híbrida (aulas remotas e eventualmente aulas presenciais). Isso quer dizer que, para o semestre 2020.2, todas as aulas serão exclusivamente à distância/remotas.

Embora saibamos dos desafios que discentes e docentes enfrentam nessa modalidade, pensamos em todos os casos. Há aqueles, por exemplo, que não estão em condições de terem aulas presenciais. Muitas pessoas mudaram de emprego, ou tiveram horários alterados. Outras ainda cancelaram seus contratos de aluguem em Chapecó para evitar gastos. Queremos um balanço entre a segurança, saúde e bem estar de nossa comunidade com a qualidade do ensino.

Temos confiança e esperança na ciência, mas também temos responsabilidade sobre toda nossa comunidade. Aulas remotas não são ideais para o nosso curso, mas infelizmente esse é a alternativa mais viável que temos no momento.

Novo formado de horários para o curso noturno

Esse semestre, pela primeira vez, as aulas do curso noturno serão contínuas por noite (aula “faixa”). Isso significa que uma disciplina ocupará uma (e somente uma) noite da semana, não duas como antigamente.

Tabela de horários com aulas contínuas no período noturno

Essa mudança no formato de horários do curso noturno é um experimento que surgiu por demanda e organização dos estudantes. Vários discentes, no formulário de avaliação do curso e no seminário de boas-vindas, defenderam esse formato para as aulas noturnas. O NDE e Colegiado do curso discutiram amplamente o assunto, e optaram por seguir os apontamentos dos discentes nesse assunto.

Nova página de horários e informações sobre reprovações em disciplinas

Outro elemento que foi levantado no formulário de avaliação do curso é a quantidade de informação sobre cada disciplina. Por exemplo, acadêmicos não têm acesso rápido aos assuntos que são tratados em uma disciplina. Estamos felizes em anunciar que essa informação agora está disponível na nova versão da página de horários do curso, cc.uffs.edu.br/horario!

Ao colocar o cursor do mouse sobre alguma disciplina, a sua descrição é mostrada. A nova versão do site de horários do curso foi elaborada pelo egresso Leonardo Vargas durante a Hacktoberfest 2020. Muito obrigado! ❤🎉

Alunos também solicitaram informações sobre aprovações e reprovações de disciplinas para poderem se planejar melhor. Infelizmente não conseguimos integrar essa informação no site de horários ainda, porém ela está disponível no transparencia.uffs.cc. Basta buscar pelo nome (ou código da disciplina) e ver seu histórico de aprovações, reprovações, etc. Essa informação pode ajudar discentes a escolherem disciplinas de forma mais eficiente em relação a seu tempo disponível, especialmente para aqueles que trabalham.

Gráfico com aprovações, reprovações e desistências de uma disciplina

Esse portal, recentemente lançado e criado pelo Grupo de Inovação Tecnológica Experimental (Grintex), um projeto de Extensão do curso de Ciência da Computação, é baseado nos dados contidos no Portal de Dados Abertos da UFFS, que promove a abertura de dados públicos institucionais.

Disciplinas Optativas

Em 2020.2 haverá a oferta de quatro disciplinas optativas. Confira abaixo a lista dessas disciplinas, com seus objetivos e descrição.


GCS320 - Empreendedorismo (Opt I)

Docente: Graziela Simone Tonin

Objetivo geral: Desenvolver e instigar os alunos a criarem seus próprio negócios.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Habilidades de um empreendedor. Jornada do Empreendedor. Ferramentas e práticas para desenvolver o negócio. Desenvolvimento de uma startup seguindo a metodologia do google.

Metodologia: Aulas expositivas e práticas.

Conhecimentos prévios necessários: Nenhum.


GEX636 - Sistemas Integrados em Chips (Opt II, Tópicos especiais em computação XIV)

Docente: Luciano Lores Caimi

Objetivo geral: Visão geral dos sistemas integrados em chip, com ênfase na comunicação intra-chip e no uso de multi-processamento.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Introdução aos SOC. Comunicação intra-chip: barramentos; barramentos hierárquicos; redes intra-chip. Redes intra-chip. MPSoC Memphis. Desenvolvimento e depuração de aplicações no MPSoC Memphis.

Metodologia: Aulas expositivas; leitura e apresentação de artigos; Aulas práticas usando frameworks Memphis e Atlas.

Conhecimentos prévios necessários: Organização de computadores; Sistemas operacionais.


GEX635 - Modelo de comunicação publish/subscribe na Internet das Coisas (Internet-of-Things, IoT) (Opt III, Tópicos especiais em computação XIII)

Docente: Marco Aurélio Spohn

Objetivo Geral: Explorar os fundamentos do modelo de comunicação publish/subscribe no contexto da Internet das Coisas.

Relação dos conteúdos a serem abordados: a) Fundamentos do padrão de comunicação publish/subscribe (P/S); b) Principais protocolos que adotam o paradigma P/S; c) Estudo de caso com o Message Queuing Telemetry Transport - MQTT (protocolo P/S mais adotado no desenvolvimento de aplicações para Internet das Coisas).

Metodologia: Conduzir a CCR com aulas expositivas e atividades práticas de implementação com o protocolo MQTT.

Conhecimentos prévios necessários: Ter cursado a CCR Redes de Computadores.


GEX625 - Recuperação de Informação (Opt IV, Tópicos especiais em computação III)

Docente: Guilherme dal Bianco

Objetivo geral: Compreender técnicas para processamento e extração de informações relevantes em textos utilizando abordagens baseadas em aprendizagem de máquina.

Relação dos Conteúdos a serem abordados: Uso do Jypyter/Python; recuperação de informação em texto; consultas boolenas; pré-processamento (tokenização, stop words,etc) ; extração de atributos (BM-25; TF-IDF; Bag-of-words) ; Métricas de avaliação; Algoritmos de classificação (Árvores de decisão, random forests;Naïve Bayes; support vector machines.), agrupamento (k-Nearest Neighbours).

Metodologia: Aulas expositivas; seminários; trabalhos práticos.

Conhecimentos prévios necessários: Banco de dados II.