Horários 2021.2

Estão disponíveis os horários e as disciplinas optativas para o segundo semestre de 2021, que acontece de novembro de 2021 até abril de 2022.

Os horários para o segundo semestre letivo de 2021 (ou seja, 2021.2) já estão disponíveis em cc.uffs.edu.br/horario. Esses horários foram decididos e homologados pelo Colegiado do Curso.

Formato das atividades

As aulas serão mistas no semestre letivo 2021.2. Ou seja, de 8/11/21 até 23/12/2021 as disciplinas/atividades serão remotas. A partir de 1/02/2022, todas as disciplinas/atividades serão presenciais. Em caso de ocupação maior que 50% da capacidade do espaço físico das salas será adotado um rodízio entre os estudantes da turma. A estratégia de rodízio será definida no início do período presencial.

Consulte o calendário acadêmico para saber mais sobre as datas.

Em caso de dúvidas sobre os horários ou disciplinas, escreva para computacao.ch@uffs.edu.br.

As disciplinas de tópicos ofertadas, até o momento, para o semestre 2021.2 são descritas a seguir.

- Tópicos em arquiteturas de computadores e MPSoC

Docente: Luciano Caimi

Objetivo geral: estudar técnicas e mecanismos avançados de arquitetura de computadores e MPSoCs

Relação dos conteúdos a serem abordados: Arquiteturas superscalares; Algoritmo de Tomasulo; Técnicas de predição de desvio; Protocolos de Coerência de cache; MPSoCs

Metodologia: Aulas expositivas; seminários; utilização de softwares de simulação; Implementações em software.

Conhecimentos prévios: Organização de Computadores; Sistemas Operacionais.

- Tópicos em Programação Competitiva

Docente: Emilio Wuerges

Objetivo geral: Treinar para a Maratona de Programação da SBC de 2021.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Ordenação e Busca; Programação Dinâmica; Range Queries; Algoritmos em árvores; Algoritmos em strings.

Metodologia: A disciplina consistira da resolução da lista de problemas do livro CPBook, usando C++. A lista de problemas esta disponível em https://cses.fi/problemset/list. O livro esta disponível em https://cses.fi/book/index.php (código fonte e PDF).

A avaliação será de acordo com a relação entre o número de problemas que o aluno efetivamente resolver e os que tinha proposto resolver.

Conhecimentos prévios: Fluência básica em programação estruturada em linguagem imperativa (Por exemplo: Python ou C).

- Tópicos em Modelo de comunicação publish/subscribe na Internet das Coisas

Docente: Marco Aurélio Spohn

Objetivo geral: explorar os fundamentos do modelo de comunicação publish/subscribe no contexto da Internet das Coisas.

Relação dos conteúdos a serem abordados: a) Fundamentos do padrão de comunicação publish/subscribe (P/S); b) Principais protocolos que adotam o paradigma P/S ; c) Estudo de caso com o Message Queuing Telemetry Transport - MQTT (protocolo P/S mais adotado no desenvolvimento de aplicações para Internet das Coisas).

Metodologia: Conduzir a CCR com aulas expositivas e atividades práticas de implementação com o protocolo MQTT.

Conhecimentos prévios: ter cursado Sistemas Operacionais.

- Tópicos especiais em computação XXI- Cálculo Complementar

Docente: Adriano Padilha

Objetivo geral: CCR de 2 créditos complementar para discentes da matriz antiga (2010). Indicado somente para discentes que estão na matriz 2010 (ingresso até 2017) e cursaram o Cálculo de 4 créditos na matriz nova (2018).

Metodologia: O CCR será conduzido de forma condensada aos Sábados. Para maiores informações, entrar em contato com o Docente responsável.