Horários 2022.1

Os horários para o primeiro semestre letivo de 2022 (ou seja, 2022.1) já estão disponíveis em cc.uffs.edu.br/horario. Esses horários foram decididos e homologados pelo Colegiado do Curso. Se houver qualquer mudança, essa será em relação ao nome de algum professor, não no horário da disciplina.

Estamos entrando no primeiro semestre letivo de 2022 (2022.1), porém o semestre inicia dia 02/05/2022 e termina em 03/09/2022 e todas as aulas serão presenciais. Não haverá um recesso acadêmico de inverno neste ano. Consulte o calendário acadêmico para saber mais sobre as datas.

Em 2022.1 haverá a oferta de três disciplinas optativas. Confira abaixo a lista dessas disciplinas, com seus objetivos e descrição.

GCS320 - Técnicas de Busca Heurística

Docente: Felipe Grando

Objetivo geral: Conhecer os princípios mais importantes das técnicas de busca heurística assim como ser capaz de aplicá-las em problemas práticos e de avaliar seu desempenho adequadamente.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Busca por modificação de soluções (busca locais monótonas e não-monótonas), busca por construção de soluções (algoritmos gulosos, GRASP, bubble search), busca por recombinação de soluções (algoritmos genéticos e meméticos, scatter search), metodologia para o projeto de heurísticas, análise e avaliação de desempenho de heurísticas.

Metodologia: Aulas teóricas expositivas e aulas práticas com exercícios em laboratório. Realização de um projeto que consiste de uma análise crítica de uma heurística existente incluíndo comparações empíricas e análise experimental.

Conhecimentos prévios necessários: Probabilidade e Estatística, Algoritmos e Programação.

GEX630 - Extração de Assuntos Recorrentes em Coleções de Documentos

Docente: Denio Duarte

Objetivo geral: Entender e aplicar algoritmos básico de aprendizado de máquina. Dominar conceitos de aprendizado não supervisionado aplicados à coleção de documentos

Relação dos Conteúdos a serem abordados:

Metodologia: Baseada fundamentalmente no conceito de sala de aula invertida (os estudantes apresentam os conteúdos previamente discutidos); avaliações baseadas em trabalhos de implementação.

Conhecimentos prévios necessários: Aulas ministradas em inglês. Discussão do conteúdos. Aplicação de técnicas de sala invertida. Projetos práticos com os assuntos abordados

Observação: A disciplina será ministrada completamente no idioma Inglês.

GEX622 - Modelagem e Simulação

Docente: Braulio Adriano de Mello

Objetivo geral: Compreensão de conceitos, aplicações e técnicas de simulação computacional na representação do comportamento de sistemas.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Conceitos e aplicações de modelagem e simulação. Propriedades, classificação e processo de projeto de modelos Conceitos e aplicações de modelagem e simulação. Propriedades, classificação e processo de projeto de modelos de simulação. Simulação discreta e contínua. Escalonamento, probabilidade e variabilidade em modelos. Metodologias, técnicas e ferramentas para modelagem e simulação computacional. Verificação e validação de modelos. Simulação paralela e distribuída. Modelos heterogêneos e de sincronização híbrida. Arquiteturas e formalismos de simulação. Estudos de casos e tendências em simulação computacional.

Metodologia: Aulas de apresentação/discussão de conteúdos; exercícios práticos; análise de estudos/pesquisas correntes; avaliações parciais; projeto prático.

Conhecimentos prévios necessários: Estrutura de dados e noções de probabilidade.