Horários 2022.2

Horários 2022.2

Os horários para 2022.2 já estão disponíveis em cc.uffs.edu.br/horario. O horário foi decidido e homologado pelo Colegiado do Curso. Se houver qualquer mudança, essa será em relação a alteração de professores, não no horário da disciplina.

O semestre inicia no dia 19/09/2022 e términa em 04/03/2023 e todas as aulas de CC serão presenciais. O recesso terá início em 23/12/21022 até 28/01/2023. O calendário acadêmico completo poderá ser acessado neste link.

Disciplinas Optativas CC

Em 2022.2 haverá a oferta de três disciplinas optativas específicas do curso de CC. Confira abaixo a lista dessas disciplinas, com seus objetivos e descrição.


GEX112 - Optativa em Segurança e Auditoria de Sistemas (Obrigatória para alunos do PPC 2010)

Docente: Felipe Grando

Objetivo geral: Reconhecer e relacionar os principais riscos envolvidos no ambiente de informações e os principais pontos de controle de auditoria da tecnologia da informação no que se refere à auditoria do desenvolvimento e manutenção de sistemas, administração de dados, administração de banco de dados, e administração de redes de computadores.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Pilares da Segurança; Criptografia; Protocolos; Blockchain; Funções Hash; Falhas, vulnerabilidades, ameaças, ataques e técnicas de defesa; Legislação vigente; Auditoria de Sistemas,

Metodologia: As aulas serão expositivas e na forma de debate, e serão organizadas propiciando discussões e contextualização entre conceitos teóricos e problemas práticos reais e/ou simulados. A organização e a estratégia empregadas em aula terão como objetivo o aprendizado do estudante, fazendo assim que o componente curricular evolua nos conceitos necessários considerando as dificuldades enfrentadas em cada um dos conteúdos programáticos.

Conhecimentos prévios necessários: Progamação 2


GEX638 - Técnicas de Desenvolvimento para Programação Competitiva

Docente: Samuel Feitosa

Objetivo geral: Estudar as principais técnicas, algoritmos e linguagens para programação competitiva.

Relação dos Conteúdos a serem abordados: Programação competitiva; Técnicas de programação; Estruturas de Dados: Ordenação e Busca; Algoritmos Recursivos; Programação dinâmica; Técnicas de Projeto de Algoritmos; Eficiência e complexidade de algoritmos; Análise de Algoritmos Recursivos; Otimização de Código

Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, listas de exercícios, aprendizagem baseada em problemas, seminários, rodas de leitura, competições em equipes.

Conhecimentos prévios necessários: Algoritmos e Estruturas de Dados.


GEX642 - Business Intelligence

Docente: Raquel Pegoraro

Objetivo geral: Entender os fundamentos de data analytics e business intelligence (BI), possibilitando a construção de projetos de BI com dashboards interativos para tomada de decisão.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Fundamentos de data analytics e business intelligence. Diferenciais do Power BI. Modelagem dimensional; Importação de dados de diferentes das fontes;Processo de extração, transformação e carga (ETL) dos dados para o Power B.I. Power query e linguagem M. Relacionamentos; Criação de medidas, indicadores e dashboards. Linguagem DAX; Publicação dos dashboards na web.

Metodologia: As aulas serão expositivas com práticas no laboratório. A disciplina será conduzida através da implementação de um projeto prático a ser desenvolvido pelos alunos exercitando os conteúdos abordados.

Conhecimentos prévios necessários: Banco de dados II


Disciplinas do curso de Administração aceitas como Optativas em CC


Devido ao número reduzido de CCRs optativas ofertadas neste semestre, o Curso de Computação, excepcionalmente, irá validar como Optativa os CCRs de Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Jogos Empresariais do curso de ADM.

**Somente será efetivado a matrícula aqueles que já cursaram mais de 50% dos CCRS do curso (informação disponível no histórico escolar do portal do aluno) **

A inscrição deverá ser realizada a partir da inserção do nome e matrícula nas planilhas (disponíveis abaixo) até a data de 20/09/2022. As vagas são limitadas de acordo com a disponibilidade do curso de ADM.

Empreendedorismo e Criação de Negócios

Horário: Quintas de manhã

Objetivo geral: Contribuir para o desenvolvimento de características empreendedoras e na formação de competências voltadas à criação, gestão e sobrevivência de novos empreendimentos.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Conceito de empreendedorismo e empreendedor. Características empreendedoras. Atividade Empreendedora. Empreendedorismo e educação. Empreendedorismo e criatividade. Vias empreendedoras. Empreendedorismo e empregabilidade. Desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades empreendedoras. Plano de negócios: conceito, composição e elaboração de um plano de negócios.

Conhecimentos prévios necessários: Ter cursado mais de 50% do curso no ato da matrícula. A informação pode ser obtida no histórico, na “Carga Horária Total” realizada.

Inscrição A inscrição deste CCR deverá ser feita neste link


Gestão da Inovação

Horário: Segundas de noite

Objetivo geral: Apresentar a temática da inovação e a importância de sua gestão como elementos potencializadores de vantagem competitiva, facilitando a compreensão conceitual e prática das relações entre empresas, governos e universidades, na geração ideias voltadas a novos produtos, processos e serviços.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Conceito de inovação. Tipos de inovação. Evolução conceitual e teórica da relação entre Ciência, Tecnologia e Inovação. Inovação e competitividade. Competências organizacionais e estratégias de inovação. Inovação e especificidades setoriais. Sistemas de inovação. Interação Universidade/Empresa/Governo. Transferência de Tecnologia. Planejamento e gestão do processo de inovação. Implicações da inovação na estrutura da empresa. Difusão de Inovações. Indicadores de inovação. Políticas públicas para inovação. Acumulação de competências tecnológicas

Conhecimentos prévios necessários: Ter cursado mais de 50% do curso no ato da matrícula. A informação pode ser obtida no histórico, na “Carga Horária Total” realizada.

Inscrição A inscrição deste CCR deverá ser feita neste link


GEX642 - Jogos Empresariais

Horário: Sextas à noite

Objetivo geral: Facilitar a aprendizagem por intermédio do estudo interativo, contribuindo para a formação de competências de análise e gestão, com a tomada de decisões em ambiente competitivo virtual, aproximando à realidade das organizações em sua dinâmica comportamental e de causa e efeito.

Relação dos conteúdos a serem abordados: A simulação e sua influência na aprendizagem. A empresa e o meio em que ela opera. Elementos estratégicos. Prática de jogos de empresas: Tomada de decisões em ambiente virtual. Integração de conhecimentos de gestão aplicados às áreas de finanças, produção, marketing e contabilidade.

Conhecimentos prévios necessários: Ter cursado mais de 50% do curso no ato da matrícula. A informação pode ser obtida no histórico, na “Carga Horária Total” realizada.

Inscrição

A inscrição deste CCR deverá ser feita neste link