Horários 2023.2

Os horários preliminares para 2023.2 já estão disponíveis em cc.uffs.edu.br/horario. O horário foi decidido e homologado pelo Colegiado do Curso.

##O semestre inicia em 14/08/2023 e términa em 22/12/2023. Todas as aulas de CC são presenciais. O calendário acadêmico completo poderá ser acessado neste link.

Disciplinas Optativas CC

Em 2023.2 haverá a oferta de três disciplinas optativas específicas do curso de CC. Confira abaixo a lista dessas disciplinas, com seus objetivos e descrição.

GEX635 - Tópicos especiais em computação XIII

Docente: Marco Aurélio Spohn

Objetivo geral: Paradigma de comunicação publish/subscribe com ênfase no protocolo MQTT

Relação dos conteúdos a serem abordados: Fundamentos do padrão de comunicação “publish/subscribe” (P/S). Introdução à Internet das coisas: fundamentos e modelos de arquitetura. Principais protocolos que adotam o paradigma P/S. Fundamentos do protocolo Message Queuing Telemetry Transport (MQTT): das mensagens/tópicos aos principais serviços oferecidos pelo protocolo mais adotado no desenvolvimento de aplicações para Internet das Coisas. Estudo de caso com o MQTT: desenvolvimento de uma aplicação baseada no serviço de mensagens do MQTT. Metodologia: Conduzir a CCR com aulas expositivas e atividades práticas de implementação com o protocolo MQTT. Conhecimentos prévios necessários: Programação II.

Tópicos especiais em computação XXXIII

Docente: Giancarlo Salton

Objetivo geral: Estudar os conceitos de redes neurais artificiais e sua utilização para resolver problemas de machine learning com dados não-estruturados.

Relação dos Conteúdos a serem abordados:

• Redes neurais feedforward: Neurônio Artificial; Camadas; Algoritmo de backpropagation.
  • Overfitting: otimizadores; dropout; inicialização da rede.
  • Redes neurais convolucionais: Classificação de Imagens; Segmentação de objetos.
  • Transfrência de Aprendizado.
  • Redes Neurais Recorrentes: modelos de linguagem; classificações de texto.
  • Representações distribuídas de palavras e trechos de texto.
  • Introdução ao Reinforcement Learning.

Metodologia: Aulas expositivas, seminários, aprendizagem baseada em problemas. Implementação de diversas arquiteturas de redes neurais.

Conhecimentos prévios necessários: Estatística, Programação 1 e Cálculo 1. Desejável Álgebra Linear.

GEX1082 - Tópicos especiais em computação XXXII

Docente: Geomar Andre Schreiner

Objetivo geral: Apresentar aos alunos os diferentes desafios introduzidos pelo Big Dada bem como os diferentes modelos de BDs que surgiram com foco em características como a alta escalabilidade e alta disponibilidade. Além disso, possibilitar que os participantes identifiquem os diferentes trade-offs que cada BD possui e possam selecionar a abordagem correta para cada tipo de problema.

Metodologia: Aulas dinâmicas com discussões dos principais conceitos e características dos BDs, bem como atividades práticas que possibilitem a interação dos alunos com essas novas tecnologias; avaliações baseadas na participação dos alunos em aula e exercícios práticos.

Conhecimentos prévios necessários: Banco de dados II

Disciplinas do curso de Administração validadas como Optativas em CC

Devido ao número reduzido de CCRs optativas ofertadas neste semestre, o Curso de Computação, excepcionalmente, irá validar como Optativa os CCRs de Empreendedorismo e Gestão da Inovação do curso de ADM.

**Somente será efetivado a matrícula aqueles que já cursaram mais de 50% dos CCRS do curso (informação disponível no histórico escolar do portal do aluno) **

A inscrição deverá ser realizada a partir da inserção do nome e matrícula nas planilhas (disponíveis abaixo) até a data de 21/07/2023. As vagas são limitadas de acordo com a disponibilidade do curso de ADM.

Empreendedorismo e Criação de Negócios

Horário: Terça-feira de manhã

Objetivo geral: Contribuir para o desenvolvimento de características empreendedoras e na formação de competências voltadas à criação, gestão e sobrevivência de novos empreendimentos.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Conceito de empreendedorismo e empreendedor. Características empreendedoras. Atividade Empreendedora. Empreendedorismo e educação. Empreendedorismo e criatividade. Vias empreendedoras. Empreendedorismo e empregabilidade. Desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades empreendedoras. Plano de negócios: conceito, composição e elaboração de um plano de negócios.

Conhecimentos prévios necessários: Ter cursado mais de 50% do curso no ato da matrícula. A informação pode ser obtida no histórico, na “Carga Horária Total” realizada.

Inscrição A inscrição deste CCR deverá ser feita neste link

Gestão da Inovação

Horário: Sextas a noite

Objetivo geral: Apresentar a temática da inovação e a importância de sua gestão como elementos potencializadores de vantagem competitiva, facilitando a compreensão conceitual e prática das relações entre empresas, governos e universidades, na geração ideias voltadas a novos produtos, processos e serviços.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Conceito de inovação. Tipos de inovação. Evolução conceitual e teórica da relação entre Ciência, Tecnologia e Inovação. Inovação e competitividade. Competências organizacionais e estratégias de inovação. Inovação e especificidades setoriais. Sistemas de inovação. Interação Universidade/Empresa/Governo. Transferência de Tecnologia. Planejamento e gestão do processo de inovação. Implicações da inovação na estrutura da empresa. Difusão de Inovações. Indicadores de inovação. Políticas públicas para inovação. Acumulação de competências tecnológicas

Inscrição A inscrição deste CCR deverá ser feita neste link