Horários 2024.1

Os horários preliminares para 2024.1 já estão disponíveis em cc.uffs.edu.br/horario. O horário foi decidido e homologado pelo Colegiado do Curso.

Disciplinas Optativas CC

Em 2024.1 haverá a oferta de duas disciplinas optativas específicas do curso de CC. Confira abaixo a lista dessas disciplinas, com seus objetivos e descrição.

GEX638 - Tópicos especiais em computação XVI

Docente: Samuel Feitosa

Nome do CCR: Técnicas em Programação Competitiva

Objetivo geral: Estudar técnicas avançadas de programação para a resolução de problemas complexos, praticando a implementação das técnicas em diversos exercícios e comparando analiticamente o resultado com os algoritmos de força bruta. Aprimorar a criatividade e as habilidades necessárias para competições de programação.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Técnicas avançadas de programação. Programação competitiva. Estruturas de dados avançadas. Algoritmos gulosos. Algoritmos de divisão e conquista. Programação dinâmica. Problemas de ordenação e busca. Análise de algoritmos. Otimização de código.

Metodologia: Aulas expositivas; Aprendizagem baseada em problemas; Programação Competitiva.

Conhecimentos prévios necessários: Algoritmos; Estruturas de Dados.

GEX1083 - Tópicos especiais em computação XXXIII

Docente: Luciano Lores Caimi

Nome do CCR: Automação e instrumentação com microcontroladores: teoria e projetos.

Objetivo geral: Explorar equipamentos e tecnologias de automação e sistemas embarcados tais como, Arduino, ESP32, microcontroladores PIC, aplicando a sistemas de automação.

Metodologia: Aulas expositivas; Aulas práticas utilizando placas e equipamentos para automação

Relação dos conteúdos a serem abordados: Fundamentos de eletrônica; Fundamentos de automação e instrumentação; Microcontroladores: arquiteturas e ISAs: Desenvolvimento de projetos de automação.

Conhecimentos prévios necessários: Pesquisa e Ordenação (POD) e Organização de Computadores.

Disciplinas do curso de Administração validadas como Optativas em CC

Devido ao número reduzido de CCRs optativas ofertadas neste semestre, o Curso de Computação, excepcionalmente, irá validar como Optativa os CCRs de Empreendedorismo e Gestão da Inovação do curso de ADM.

**Somente será efetivado a matrícula aqueles que já cursaram mais de 50% dos CCRS do curso (informação disponível no histórico escolar do portal do aluno) **

As vagas são limitadas de acordo com a disponibilidade do curso de ADM.

Empreendedorismo e Criação de Negócios

Objetivo geral: Contribuir para o desenvolvimento de características empreendedoras e na formação de competências voltadas à criação, gestão e sobrevivência de novos empreendimentos.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Conceito de empreendedorismo e empreendedor. Características empreendedoras. Atividade Empreendedora. Empreendedorismo e educação. Empreendedorismo e criatividade. Vias empreendedoras. Empreendedorismo e empregabilidade. Desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades empreendedoras. Plano de negócios: conceito, composição e elaboração de um plano de negócios.

Gestão da Inovação

Objetivo geral: Apresentar a temática da inovação e a importância de sua gestão como elementos potencializadores de vantagem competitiva, facilitando a compreensão conceitual e prática das relações entre empresas, governos e universidades, na geração ideias voltadas a novos produtos, processos e serviços.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Conceito de inovação. Tipos de inovação. Evolução conceitual e teórica da relação entre Ciência, Tecnologia e Inovação. Inovação e competitividade. Competências organizacionais e estratégias de inovação. Inovação e especificidades setoriais. Sistemas de inovação. Interação Universidade/Empresa/Governo. Transferência de Tecnologia. Planejamento e gestão do processo de inovação. Implicações da inovação na estrutura da empresa. Difusão de Inovações. Indicadores de inovação. Políticas públicas para inovação. Acumulação de competências tecnológicas