Horários 2024.2

Os horários preliminares para 2024.2 já estão disponíveis em cc.uffs.edu.br/horario. O horário foi decidido e homologado pelo Colegiado do Curso.

Disciplinas Optativas CC

Em 2024.2 haverá a oferta de duas disciplinas optativas específicas do curso de CC. Confira abaixo a lista dessas disciplinas, com seus objetivos e descrição.

GEX642 - Tópicos especiais em computação XX

Docente: Raquel Pegoraro

Nome do CCR: Data Analytics e Business Intelligence

Objetivo geral: Entender os fundamentos de data analytics e business intelligence (BI), possibilitando a construção de projetos de BI com dashboards interativos para tomada de decisão, integrando com vários tipos de fontes de dados.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Fundamentos de data analytics e business intelligence. Diferenciais do Power BI. Modelagem dimensional; Importação de dados de diferentes das fontes; Processo de extração, transformação e carga (ETL) dos dados para o Power B.I. Power query e linguagem M. Relacionamentos. Linguagem DAX; criação de medidas, indicadores e criação de dashboards. Publicação dos dashboards na web.

Conhecimentos prévios necessários: Recomendação de ter cursado como de pré-requisito a disciplina de Banco de Dados I

GEX1088 - Tópicos especiais em computação XXXVIII

Docente: Andrei de Almeida Sampaio Braga

Nome do CCR: Laboratório de Programação Matemática e Otimização Combinatória

Objetivo geral: Compreender os conceitos básicos de Otimização Combinatória e Programação Matemática e utilizá-los na modelagem e resolução de problemas de otimização.

Relação dos conteúdos a serem abordados: Problemas de otimização. Otimização combinatória. Pesquisa operacional. Modelagem matemática. Programação Linear. Programação Linear Inteira. Heurísticas. Algoritmos de aproximação.

Metodologia: Aulas expositivas; uso de atividades em laboratório com o objetivo de apresentar/exercitar conceitos estudados.

Conhecimentos prévios necessários: Recomenda-se que o estudante tenha cursado os componentes curriculares Álgebra Linear e Grafos, além de ter uma boa experiência com programação, mediante a assimilação dos conteúdos dos componentes curriculares Estruturas de Dados e Programação I.